terça-feira, 31 de março de 2009

O belíssimo "Segredos Íntimos", de Israel

cena de "Segredos Íntimos", de Avi Nesher

Atentem para esses nomes: Ania Bukstein e Michal Shtamler. São duas lindíssimas atrizes da atual geração do teatro israelense e que estrelam este belo achado que é “Segredos Íntimos” (The Secrets), o delicioso filme do premiado diretor Avi Nesher, Na película, as duas atrizes contracenam com uma das grandes divas do cinema francês, a atriz Fanny Ardant. O tema – sexo, transgressão e tradição diante da cultura judaica ortodoxa.

as atrizes Ania Bukstein (esq.) e Michal Shtamler (dir.)

Apoiado em delicado roteiro da dramaturga britânica Hadar Galron (que tem a convivência tanto européia quanto com Israel, tendo nascido numa família judia ortodoxa), o filme tem um olhar de dentro e o diretor Avi Nesher (que já trabalhou em Hollywood, com Dino di Laurentiis e sua filha Rafaela di Laurentiis) tem a oportunidade de colocar a sociedade patriarcal de Israel de cabeça pra baixo.

a atriz moscovita Ania Bukstein

A estória começa em Tel Aviv, na casa de Naomi (a absurdamente linda atriz Ania Bukstein, nascida em Moscou, e que já participou anteriormente de outros oito filmes). Há o velório da mãe dela. O pai, um rabi viúvo e a irmã (genitora de várias crianças) seguem à risca a tradição. Naomi está noiva e tem dúvidas. Pede para o pai que a remeta a Safed (uma das quatro cidades sagradas de Israel e berço do misticismo da Kabala judaica), para um seminário de meninas, ao menos por um tempo. Ela vai.

as alunas do seminário de Safed

Na viagem e no seminário, Naomi vai conhecer suas futuras colegas, entre elas Michelle (Michal Shtamler, em seu primeiro papel no cinema), que irá mudar sua vida para sempre. Michelle vem da Europa, fala francês e tem vivência com rapazes, com a sedução, coisa que para Naomi é complicado. O posicionamento religioso da mulher dentro do mundo ortodoxo judeu é colocado á prova em seus limites. É como se perguntar: por que uma mulher não pode ser uma rabina? O filme tem a dose certa de encanto, mistério, humor e drama. Funciona plenamente, com todos os segredos que vão sendo desvelados aos poucos.

Avi Nesher dirigindo as atrizes Fanny Ardant e Ania Bukstein

Nisso, ambas conhecem uma mulher, Anouk (Fanny Ardant), tida como assassina de um pintor, na França. A partir daí, o mundo das duas garotas vira do avesso. Nesse meio tempo, Naomi vai descobrir o amor. Ainda que de outra ordem. É interessantíssimo, pleno de emoções, nem um pouco piegas. As meninas são muito carismáticas, elas conduzem o filme com uma delicadeza feminina embutida de alguma forma num mundo (o judaico ortodoxo) onde um passo além da tradição beira quase a heresia.

Michal e Ania, em outra cena do filme

Sobre o filme, navegue no site (o menu contém as lindas musicas e canções do filme, tem explicações sobre os termos judaicos que aparecem na história e tem três vídeos de entrevistas com as protagonistas, o diretor e a roteirista). Mas sobretudo, anote os nomes das lindas e talentosas Ania Bukstein e Michal Shtamler. Veja o trailer abaixo:

trailer de "Segredos Íntimos"

Além disso, em suas duas horas de exibição, "Segredos Íntimos" nos proporciona igualmente o prazer de (re)ver esse grande nome da sétima arte francesa, Fanny Ardant, falando em francês (com Michelle) e arriscando também um hebraico. Shalom.

cena do casamento de "Segredos Íntimos"

Ruy Jobim Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário